O curso visa formar ginecologistas preparados técnica e eticamente para o atendimento das mulheres portadoras de afecções ginecológicas sejam estas de origem endócrino-metabólicas, genéticas, tumorais ou de origem congênitas. O aluno recebe treinamento visando o atendimento clínico e operatório, desenvolvendo simultaneamente a prática de simulações em modelos inertes. No programa também existe a iniciação científica dos alunos, tanto em estudos clínicos, feita dentro da Instituição, como em atividade experimental em laboratório, desenvolvida nas dependências da Unidade de Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental de nossa instituição. A concepção escolhida tem por objetivo permitir aos alunos, na conclusão do curso, identificar linhas de pesquisa e prosseguir em carreira acadêmica em caso de interesse.

Outro ponto relevante e inovador do curso é a utilização de ferramentas de treinamento prático a distância com emprego de simuladores individuais fornecidos aos alunos (Suture TeleTraining e Histero Teletraining).

Nossa proposta pedagógica e prática tem amplo apoio das Associações de classe de nossa especialidade (FEBRASGO E SBE) e das empresas de materiais e insumos médicos utilizados na especialidade.